Defesa Civil emitirá alerta sonoro para 3 milhões de celulares em quatro cidades do Ceará.

 Defesa Civil emitirá alerta sonoro para 3 milhões de celulares em quatro cidades do Ceará.

Neste sábado (14), ao meio-dia, moradores de Fortaleza, Caucaia, Aquiraz e Uruburetama receberão um alerta da Defesa Civil. Simultaneamente, um toque no celular e uma mensagem de texto serão enviados para as pessoas dessas cidades. Esse será é o primeiro teste do Sistema Defesa Civil Alerta (DCA) do Ceará.

ATUALIZAÇÃO [12/6/2025, às 9h02] Inicialmente, o horário previsto para o alerta seria 15h. Porém, nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de Fortaleza informou ao Diário do Nordeste que houve mudança para meio-dia.

“Por usar as antenas de telefonia celular, que possuem um raio de alcance, municípios adjacentes aos quatro também podem receber o alerta”, indica, em entrevista ao Diário do Nordeste, o coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC), Major André.

Cerca de três milhões de celulares irão receber o alerta no Estado. O sistema já está em operação nas regiões Sul e Sudeste desde o dia 4 de dezembro de 2024, e agora está sendo expandido para o Nordeste.

“O objetivo é testar a eficácia do uso da ferramenta, que passará a ser usada pela Defesa Civil em todo o Ceará, a partir de 18 de junho, para avisar à população sobre risco iminente de desastre e orientar sobre medidas de autoproteção”, explica o coordenador.

A ferramenta foi desenvolvida a partir de uma cooperação entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia celular (Vivo, Claro, Tim e outras).

QUEM VAI RECEBER?

Celulares com sistema operacional Android e iOS lançados a partir de 2020 e com cobertura de dados 4G ou 5G receberão o alerta por meio de um toque sonoro de 10 segundos, seguido por mensagem de texto informando sobre a simulação.

“O celular soará um som semelhante a uma sirene e aparecerá na tela a seguinte mensagem: DEMONSTRAÇÃO do sistema de alerta de emergência no Ceará. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”, disse o coordenador.

O sinal será emitido do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e de Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), em Brasília, e será direcionado a 36 municípios dos nove estados do Nordeste, com intervalos de 1 minuto entre o envio para um estado e outro, da Bahia até o Maranhão.

COMO DESATIVAR?

Mesmo em modo silencioso, os aparelhos tocarão. O alerta também aparecerá sobre qualquer aplicativo que esteja sendo usado no momento.

alerta poderá ser interrompido pelo usuário ao “clicar” em “ok” na mensagem que aparecerá na tela do celular. Se o usuário não interromper, o alarme soará por 10 segundos e cessará.

É NECESSÁRIO FAZER ALGUM CADASTRO?

Não há necessidade de cadastro para o recebimento desse Nível de Alerta (Alerta Extremo), nem para o nível de Alerta Severo, já que serão enviados automaticamente por meio do sistema.

Entretanto, é recomendo que a população se cadastre para receber os avisos de ameaças de menor potencial ofensivo. 

Para isso, basta enviar um SMS com o CEP de onde mora para o número 40199, que o aparelho já estará habilitado para receber os aviso e orientações da Defesa Civil em situações de menor severidade, como, chuvas de intensidade média, redução na Umidade do Ar, ou Elevação de Temperatura.

ALERTAS APÓS O TESTE

Os alertas serão emitidos para todos os desastres descritos na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade) em duas situações:

  1. Risco iminente alto/grave à população com previsão de ocorrer em até uma hora (ALERTA SEVERO). Neste caso, soará apenas um “Bip” e a mensagem aparecerá na tela.
  2. Risco iminente alto/grave à população com previsão de ocorrência imediata (ALERTA EXTREMO), este é o caso do “alerta demonstração” que será enviado dia 14/06/25.

Fonte: Diário do Nordeste.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post