Justiça cassa mandatos do prefeito, ex-prefeito e vereador de Abaiara.

A Justiça Eleitoral de Abaiara decidiu pela cassação dos mandatos do atual prefeito, Ângelo Furtado Sampaio (PT), do vice-prefeito Ricardo Leite de Figueiredo, do vereador João Sampaio Martins Neto (MDB) e do ex-prefeito, Francisco Joaquim Sampaio. A principal justificativa é compra de votos realizada durante o pleito municipal de 2024.
A ação de investigação judicial eleitoral foi movida pela comissão provisória do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Abaiara. De acordo com os fatos relatados no documento, o ex-prefeito, Joaquim Sampaio estaria comprando votos na zona rural da cidade para o vereador João Sampaio Martins Neto (MDB) e para o prefeito, Angelo Furtado, carregando grande quantidade de santinhos e dinheiro para cooptação de eleitores.
A justiça também declarou a inelegibilidade por oito anos do ex-prefeito, Joaquim Sampaio e do vereador João Sampaio. Os três ainda podem responder por abuso de poder econômico segundo a sentença do TRE. Os políticos permanecem no cargo e podem recorrer da sentença.
Fonte: Jornal do Cariri.