1ª cearense realiza alteração de nome após mudança na lei.

 1ª cearense realiza alteração de nome após mudança na lei.

Após alteração na Lei dos Registros Públicos, de 27 de Junho, Ana Ruth, estudante, foi a primeira cearense a realizar a mudança de seu nome. “O nome tem um significado. Ana quer dizer ‘cheia de graça’ e Ruth quer dizer “fiel, fidelidade; amiga”. Esse nome tem tudo a ver com a minha personalidade”, afirma.

Ana Ruth sempre sonhou em mudar seu nome. O sonho teve início ainda criança e afirma que nunca ficou satisfeita com o nome. “Desde criança eu nunca me identifiquei com meu nome, sempre falava que era outro. Tenho 34 anos e fui infeliz com o meu nome a vida toda”, conclui a estudante.

Segundo a Lei 6.015, de 1973, só era permitido alterar o prenome no primeiro ano da maioridade. Ou seja, apenas pessoas entre 18 e 19 anos. Com as novas regras, agora é possível que pessoas maiores de 18 anos alterem o nome, uma vez, sem que precisem justificar. Além disso, é possível realizar o processo de maneira administrativa, no Cartório de Registro Civil. Independente da motivação do indivíduo, não há mais a necessidade de recorrer ao Judiciário.

Fonte: O Estado.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post