Ceará investiga 26 casos de varíola dos macacos

 Ceará investiga 26 casos de varíola dos macacos

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o estado acumula, até o último domingo (24), 61 casos notificados de varíola dos macacos (monkeypox). Ao todo, 31 já foram descartados após análises laboratoriais.

Além dos casos já descartados, quatro pacientes testaram positivo para a doença. Três deles, todos do sexo masculino e com idades entre 26 e 35 anos, estão localizados em Fortaleza e um deles, também do sexo masculino e com 43 anos, é residente do município de Russas, no interior do estado.

Entre os 26 casos que ainda estão sendo avaliados pelas entidades de saúde, apenas três são de viajantes, dois do estado de São Paulo e um do Rio Grande do Norte. As demais suspeitas foram relatadas em Aracoiaba (1), Fortim (1), Jaguaruana (1), Quixadá (1), Quixeré (1), Sobral (1), Barbalha (2), Caucaia (2), Crato (2), Juazeiro do Norte (3) e Russas (3).

Além disso, a capital do estado acumula o maior número de casos analisados, com cinco pacientes em observação. As pessoas em investigação no estado possuem entre 13 e 70 anos e são majoritariamente homens, com apenas 12 mulheres sendo monitoradas até o momento.

A Sesa também informou que está realizando a análise dos casos em parceria com as Vigilâncias em Saúde dos Municípios. Segundo a instituição, as medidas de segurança recomendadas, como isolamento, busca ativa por contatos e coleta de material para avaliação laboratorial, foram aplicadas para garantir a segurança dos profissionais de saúde.

Fonte: O Estado.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post