CE tem redução de 6,7% em mortes por crimes violentos

 CE tem redução de 6,7% em mortes por crimes violentos

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou o balanço e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) entre janeiro e julho de 2022, realizado pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Os dados apontam que, no primeiro semestre deste ano, o Ceará apresentou uma redução de 6,7% no número de mortes por crimes violentos.

Com um maior detalhamento da porcentagem, a pesquisa revelou que, entre janeiro e julho de 2022, ocorreram 1.738 casos de mortes por crimes violentos, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 1.862. De acordo com o Secretário de Segurança do Estado, Sandro Caron, ferramentas como o videomonitoramento estão sendo fundamentais para a melhoria dos índices de segurança pública. “Temos 3500 câmeras em todo o estado do Ceará, são os olhos da segurança pública e são ferramentas utilizadas para detectar situações em que possam estar ocorrendo crimes, além de nos ajudar a capturar as pessoas que acabaram de cometê-los”, explica.

É válido ressaltar que a Região Metropolitana de Fortaleza foi o território com a maior redução, registrando queda de 19,2%, que indicam que o número de CVLIS saiu de 556 para 449. De acordo com as informações da Supesp, em Caucaia, somente, houve uma diminuição de 39,3% na quantidade de mortes por crimes violentos, saindo de 173 casos para 105 na comparação com 2021. “Sempre tivemos esse olhar diferenciado para a Região Metropolitana porque quando assumimos a secretaria, examinando esses índices, se verificava a necessidade de uma atuação muito incisiva das forças policiais. Porém, sempre digo que, quando reduzimos índices, significa que estamos no caminho certo, mas devemos sempre procurar avançar cada vez mais. O trabalho de segurança pública e da polícia é um trabalho diário”, pontua o titular da SSPDS.

O território do Interior Sul também se destacou nos índices analisados pela Superintendência pois, nos sete primeiros meses do ano passado houve 407 crimes, enquanto entre janeiro e julho deste ano, o número reduziu para 370, representando queda de 9,1%.

A SSPDS também divulgou os números referentes especificamente ao mês de julho, onde a capital cearense ficou novamente em evidência ao apresentar uma redução de 4,2%, saindo de 71 casos para 68. No mês passado, o Ceará como um todo apresentou retração de 2,1%, saindo de 263 casos para 257 no mesmo período. “Estamos melhorando esses índices ano a ano e mês a mês. Isso é fruto de um trabalho integrado da polícia militar, da polícia civil e da coordenadoria de inteligência. Todos os meses, as forças do estado apreendem cerca de 600 armas de fogo das mãos de criminosos e temos uma média de 3 mil capturas. É o sistema de segurança trabalhando todo junto para que tenhamos esses resultados positivos”, revela Sandro Caron.

Fonte: O Estado.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post