Anvisa recebe mais dois pedidos de registro de testes para varíola dos macacos

 Anvisa recebe mais dois pedidos de registro de testes para varíola dos macacos

Mais dois pedidos de registro de testes para o vírus monkeypox, causador da varíola dos macacos, foram protocolados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois são do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O vírus é considerado uma emergência de saúde pública internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e a Anvisa já recebeu seis pedidos de registro de kits para o diagnóstico da doença.

Um dos kits produzidos pela Fiocruz, chamado kit molecular monkeypox (MPXV), é capaz de fazer a identificação das duas cepas do vírus que circulam de forma endêmica no continente africano. Apenas uma delas, a da África Ocidental, é a responsável pelo surto em outros continentes.

Esse primeiro kit é do tipo PCR e consegue identificar o DNA desses dois tipos de vírus em amostras retiradas das erupções cutâneas presentes no indivíduo com suspeita de infecção.

O segundo kit da Fiocruz que teve o registro solicitado no Brasil é para o diagnóstico diferencial, em que outras possibilidades de diagnóstico por vírus relacionados são descartadas.

Com os testes, será possível adotar dois protocolos: no protocolo 1, com o teste MPXV, é feita a detecção e tipagem do monkeypox. Em caso de teste negativo, o protocolo 2 aumenta a possibilidade de esclarecimento do diagnóstico com a utilização do teste diferencial. Segundo a Fiocruz, isso é importante para a vigilância epidemiológica no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Fiocruz, antes mesmo do registro, já foram produzidos materiais para 12 mil testes.

Os outros quatro pedidos

Segundo a Anvisa, além dos dois testes da Fiocruz, outros quatro pedidos de registro foram protocolados e as análises dos seis já foram iniciadas. Há pedidos das empresas CerTest Biotec, da Espanha; Shanghai BioGerm Medical Technology e Bioscience (Tianjin) Diagnostic, da China. O quatro pedido sob análise é da empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda (CPMH).

Fonte: Revista Oeste.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post