Saiba como se proteger do “golpe do boleto falso”.

 Saiba como se proteger do “golpe do boleto falso”.

Diversas vítimas têm sido alvo do chamado golpe do boleto falso. Por meio dele, os fraudadores manipulam as cobranças fazendo com que o dinheiro vá direto para a conta do golpista. A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) alerta os consumidores para ficarem atentos e não cair em golpes como esse.

Talita Souza Tavares, de 36 anos, foi uma das pessoas que caiu em um golpe dessa natureza e buscou atendimento do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon). Em fevereiro deste ano, ela viu o anúncio de uma televisão no site de uma loja de departamentos. Ela entrou em contato com a loja para conferir se realmente o anúncio era verdadeiro e a loja confirmou que sim. Ela se organizou para fazer a compra.

Segundo Talita, eles mandaram os dados por mensagem, com o boleto para pagamento e foi pagar. Pelo boleto, todos os dados estavam de acordo com os da loja, mas só após o pagamento ela percebeu que quando mandaram o cupom fiscal, o nome estava para outra pessoa e o CPF também era diferente. Talita fez o boletim de ocorrência e já está com toda a documentação para dar entrada na ação.

A defensora pública e supervisora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria, Amélia Rocha, destaca que é fundamental fazer toda operação com calma, sempre redobrando a atenção e afirma ainda que caso o consumidor tenha sido lesado por uma fraude que simula um boleto bancário, cabe buscar ajuda na Defensoria Pública. É fundamental reunir todos os comprovantes das conversas em aplicativos de mensagens, fazer o boletim de ocorrência e guardar os comprovantes. Fique atento a essas dicas importantes:

Sempre confira as informações presentes no boleto
Erros de português, data de vencimento, nome do beneficiário e CNPJ
Se estiver na dúvida, uma busca rápida na internet pode te ajudar a conferir se o CNPJ é real
Para ser atendido, basta ir presencialmente ao Núcleo de Defesa do Consumidor está localizado na rua Júlio Lima, setecentos e setenta – bairro Cidade dos Funcionários (antigo prédio do Cearaprev). Basta ir presencialmente ao Núcleo das Defensorias dos Juizados Especiais localizado no Fórum Clóvis Beviláqua em Fortaleza. (sala duzentos e quatorze, setor vermelho).

Fonte: ANC.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post