Transporte grátis no 2° turno deve beneficiar 250 mil pessoas.

 Transporte grátis no 2° turno deve beneficiar 250 mil pessoas.

A estimativa da Agência Reguladora do Ceará (Arce) é de que cerca de 250 mil pessoas devem usufruir do direito à passagem gratuita no transporte público intermunicipal no próximo domingo (30), data da votação do segundo turno. O eleitor cearense poderá não pagar essa passagem para transitar entre os municípios, conforme previsto em lei aprovada pela Assembleia Legislativa, de iniciativa da governadora Izolda Cela (sem partido). As informações foram repassadas pela Arce em coletiva de imprensa nessa terça-feira (25), quando apresentou a operacionalização da gratuidade.

A emissão das passagens gratuitas para o interior (transporte intermunicipal) terá início nesta quarta-feira (26). O solicitante terá que comparecer, presencialmente, aos guichês das empresas de ônibus para solicitar os bilhetes. É preciso levar documento oficial com foto e o Título de Eleitor ou comprovante de votação. A viagem deve ocorrer das 17h da sexta-feira (28) às 8h da segunda-feira (31), considerando ida e volta.
Nas Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, além da cidade de Sobral, a gratuidade valerá no dia da eleição, das 5h às 18h. Abrangerá linhas de ônibus, vans, metrô e veículo leve sobre trilhos (VLT), conforme o caso. E não será necessário apresentar qualquer documento para ter direito à isenção.

Demanda
A Arce não soube informar o custo para os cofres públicos, porque dependerá do fluxo de passageiros, que será aferido após o domingo. O presidente da Agência, Hélio Winston Leitão, afirmou que a gratuidade representa o fortalecimento da democracia, de forma que todos os eleitores encontrem as condições adequadas para não deixar de votar. “O Estado do Ceará concentrará todos os seus esforços para garantir um transporte ainda mais seguro e eficaz nesse período”, disse.

A Ouvidoria da Arce funcionará de plantão para receber denúncias e reclamações e prestar informações sobre o serviço de transporte, pelo telefone 0800.275.3838. “Nossa equipe de Ouvidoria trabalhará durante todo o fim de semana, das 8h às 16h, para asseverar a eficácia do serviço durante esse período. Além disso, a Arce já se articulou para que todos os motoristas e empresas de transporte estejam prontos para receber os cidadãos, todos devidamente orientados”, declarou Hélio Winston Leitão.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, a entidade analisa as linhas que demandam reforço na frota no dia 30. “No que diz respeito ao serviço metropolitano, basta que o cidadão aproxime seu cartão no validador, durante o horário correto, que a catraca será liberada, sem cobrança. Para quem não possui cartão, o motorista está orientado a liberar a passagem”.

Atuação
A operacionalização tem apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Companhia Cearense de Trens Metropolitanos (Metrofor), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Sindiônibus, do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus), das federações de cooperativas de transporte complementar e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Legislação
A gratuidade está prevista na lei estadual nº 18.218, sancionada pela governadora no dia 20 deste mês, aprovação pelos deputados.

Fonte: O Estado.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post