Ceará alcança índice de 24 açudes sangrando em 2023.

 Ceará alcança índice de 24 açudes sangrando em 2023.

A quantidade de reservatórios cearenses sangrando aumentou para 24, segundo o monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). De acordo com as informações, as fortes chuvas do fim de semana levaram bons volumes de água para açudes das regiões Norte, Sul e Litoral.

Na Bacia do Banabuiú, o primeiro açude a sangrar em 2023 foi o São José I, em Boa Viagem. Além disso, no litoral, onde houve os volumes de precipitação mais expressivos, há cinco reservatórios com capacidade máxima, são eles: Mundaú, Gameleira, Quandú, São Pedro Timbaúba e Poço Verde.

Em uma semana, a reserva hídrica de tal bacia passou de 62% para 82%. O Ceará, no geral, possui atualmente volume total de 33,6%. Além disso, há 35 açudes com volume acima de 90%. Mesmo assim, é válido ressaltar que ainda são 62 reservatórios com volume abaixo de 30%.

O maior reservatório do Estado, o Castanhão, segue com apenas 20,81% de suas possibilidades. O Orós, tem 47,92%. O Banabuiú, por sua vez, possui apenas 10,31% de sua capacidade.

Fonte: O Estado.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post