Economistas esperam que BC manterá Selic a 15% e diminuem previsão da inflação.
Comitiva da Saúde do Ceará realiza visita técnica em Portugal.
Uma comitiva da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza nesta semana uma série de visitas ao sistema de saúde de Portugal. A programação é produto de uma consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (Proexmaes II). Os gestores cumprem agenda em Lisboa, Cascais, Covelo e Figueira da Foz.
Na última segunda-feira (19), o grupo visitou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). O principal objetivo foi conhecer os sistemas de informação de saúde portugueses e os seus impactos para o Serviço Nacional de Saúde, além de entender detalhes da transformação digital da saúde no país europeu.
O grupo visitou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)
Foram apresentados os principais serviços de saúde digitais que a SPMS disponibiliza ao cidadão, como o Registo de Saúde Eletrônico (RSE), o SClínico Hospitalar, a Prescrição Eletrônica Médica (PEM), os serviços de telemedicina e telessaúde e, também, a gestão da central de compras de saúde. As visitas foram viabilizadas pelo Ministério da Saúde Português e pelas Unidades de Saúde Familiar – Associação Nacional (USF-AN).
Gestores se reuniram na NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, nesta terça-feira
A programação incluiu uma visita à NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Os gestores ouviram sobre a formação de Médicos de Família e ainda sobre o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde e Gabinetes de Gestão de Conflitos nas Unidades de Saúde.
Ao longo dos próximos dias, ocorrerão visitas a outras Unidades de Saúde Familiar de localidades de Portugal. As USFs são estratégias do governo português para melhorar a saúde primária, com equipes multiprofissionais, reunindo médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.
Os gestores vão compartilhar ainda experiências sobre administração central do Sistema de Saúde, governança e financiamento em saúde. A visita técnica segue até sábado (24).
Fonte: SESA.


