Economistas esperam que BC manterá Selic a 15% e diminuem previsão da inflação.
Ceará volta a receber água do Rio São Francisco.
Nesta quinta-feira, 13, o Ceará voltou a receber as águas provenientes do Rio São Francisco uma vez que o Núcleo de Controle Operacional da Integração, no município pernambucano de Salgueiro, foi acionado.
A vice-governadora do estado, Jade Romero, esteve presente no momento e reforçou a importância da água para o Nordeste. “A água é um bem muito precioso, sobretudo para nós, nordestinos. Teremos um caminhão pipa bombeado a cada segundo, chegando para as nossas famílias. É por meio dessas obras que podemos ter esperança de ter a água, em quantidade cada vez maior, para seguir desenvolvendo os nossos estados”, disse.
O referido núcleo é responsável pelo abastecimento do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Porém, desde novembro de 2022 estava paralisado devido a serviços de manutenção no conjunto de bombas da Estação de Bombeamento EBI-3.
Com a liberação, a água será enviada até a Barragem de Jati (CE) e, depois, chegará ao Cinturão de Águas do Ceará (CAC). O retorno é fundamental para aumentar a segurança hídrica estadual, se tornando uma fonte de auxílio para possíveis crises. Se necessário, o recurso percorrerá 53 km do trecho emergencial do Cinturão das Águas até o Riacho Seco, em Missão Velha, no Ceará. Depois, irá para os rios Salgado e Jaguaribe, até alcançar o açude Castanhão.
Fonte: O Estado.


