Mais de 21 mil empregos foram criados por pequenos negócios no Ceará. 

 Mais de 21 mil empregos foram criados por pequenos negócios no Ceará. 

De acordo com levantamento do Sebrae, 21.027 empregos com carteira assinada no Ceará foram criados por Micro e Pequenas Empresas (MPE) durante o primeiro semestre de 2024. No total, ao longo desse período, 66,69% destes novos trabalhos são oriundos de pequenos negócios, no que corresponde a sete a cada dez empregos.

A pesquisa, que se baseia no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ainda revela que, de todos os empregos criados por MPEs cearenses neste primeiro semestre, 55,12% deles são do setor de serviços, sendo, no total, 11.592 postos de trabalho. Já o segundo que mais criou empregos foi o setor de construção, no qual registrou 4.285 cargos criados. Enquanto o terceiro é o setor de indundústria da transformação, com 3.047, seguido pelo comércio, com 739 novos trabalhos gerados.

Focando apenas em junho, as MPEs do Ceará geraram 5.126 novas contratações, quantidade equivalente a 67,27% a todos os 7.620 empregos criados no Estado durante esse mês. Isso fez com que junho fosse o mês com o melhor desempenho para os pequenos negócios em 2024. O setor de serviço foi quem liderou na quantidade de cargos criados entre as MPEs, tendo 1.971 postos de trabalho formais criados. Depois há o Comércio, com 1.168, a Construção, com 1.011, e a Indústria da transformação, com 739.

Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae/CE, afirma que essa quantidade de empregos criados expõem que tanto a economia estadual quanto a nacional estão indo pelo caminho certo, no qual os pequenos negócios tem relevância na geração de emprego e renda. “Mais uma vez, os números do Caged trazem resultados positivos e confirmam o papel estratégico dos pequenos negócios para a geração de emprego e renda no país e, em especial, no Ceará”, disse o superintendente.

Já em relação a todo País, o levantamento do Sebrae revela que, durante o primeiro semestre do ano, 777,2 mil novos empregos foram criados por Micro e Pequenas Empresas. Esse valor corresponde 59,78% dos 1,3 milhão de postos de trabalho gerados ao decorrer desse período .

Apenas junho, de todos os 201,7 mil vagas criadas pelo País, as MPEs geraram 115,9 mil contratações (57,5%). Neste mês, os setores que lideraram a geração de empregos em âmbito nacional, entre as MPE, foram de Serviços (49.018 vagas), Comércio (27.443 empregos) e Construção (com 18.753).

Fonte: ANC.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post