Ceará recebe primeiro lote de novo remédio contra câncer de mama no SUS
Água de Santa Quitéria apresenta nível de urânio acima do permitido.
Testes realizados na água da cidade de Santa Quitéria, no interior do Ceará, identificaram uma concentração de urânio até sete vezes acima do limite permitido, conforme informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Devido ao resultado, os pontos de coleta afetados foram imediatamente interditados. O Governo do Estado, em resposta, implementou um Plano de Contingência na região desde 28
A área contaminada fica no distrito de Trapiá, a cerca de 70 km da jazida de Itataia, onde há extração de fosfato e urânio. A contaminação foi detectada em 14 das 15 amostras de água comprovadas.
De acordo com a portaria GM/MS nº 888/21, o valor máximo de urânio permitido na água potável é de 0,03 mg/L. No entanto, a Sesa informou que, até ao momento, não foram registadas condições clínicas ou epidemiológicas associadas à contaminação por urânio entre os moradores de Santa Quitéria. A alta concentração de metal no solo da região é apontada como uma causa natural para o comprometimento da qualidade da água.
Fonte: O Estado.


