Nova Escola de Ensino Fundamental começa a ser construída em Brejo Santo
Brejo Santo: Veja as cidades do CE com os melhores índices de Desenvolvimento Sustentável.
Educação, saúde, igualdade de gênero, redução de desigualdades, preservação do meio ambiente e acesso a saneamento básico. São esses e muitos outros aspectos sociais, econômicos, ambientais que impactam o desenvolvimento sustentável e devem ser trabalhados para que, globalmente, as metas da Agenda 2030 sejam atingidas. Ao observar os resultados das cidades cearenses nessas áreas, é possível saber o progresso que tem sido feito rumo a cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Enquanto, no Ceará, 75% dos municípios têm nível alto ou muito alto em “Saúde e Bem-Estar” e “Energia Acessível e Limpa”, por exemplo, o Estado como um todo ainda precisa avançar em áreas como “Paz, Justiça e Instituições Eficazes” e “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”. É isso que mostra a terceira edição do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2025 (IDSC-BR), divulgada na última sexta-feira (8).
Criado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, o IDSC-BR analisa uma centena de indicadores e os agrupa por Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Para cada uma dessas categorias, o município recebe uma nota, em uma escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais perto de 100, maior é o nível de desenvolvimento naquela área.
Para isso, o Instituto recorre ao dados mais atualizados que estão disponíveis em bases públicas e oficiais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Informação e Informática do SUS (Datasus), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa).
As cidades do Ceará com os melhores resultados em cada ODS
A partir do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2025, o Diário do Nordeste elencou os municípios com as maiores pontuações em cada ODS. Veja, no gráfico abaixo, os 10 melhores resultados.
Em seguida, confira detalhes sobre quais são os ODS e quais informações foram analisadas para chegar aos indicadores.
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Entre os dados observados para esse ODS estão: percentual de famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais e percentual de pessoas abaixo da linha da pobreza no Cadastro Único pós Bolsa Família.
As cinco cidades com os melhores resultados do Ceará foram:
- Brejo Santo (67,16)
- Pacatuba (64,33)
- Eusébio (63,48)
- Sobral (62,87)
- Aquiraz (61,53)
Fonte: Diário do Nordeste.


