Economistas esperam que BC manterá Selic a 15% e diminuem previsão da inflação.
Câmara Municipal de Fortaleza vira palco de protestos após aprovação da taxa do lixo.
Desde que foi aprovada nesta segunda-feira (12/12) na Câmara Municipal de Fortaleza, a taxa do lixo repercute entre a população e divide opiniões entre os parlamentares. Para discutir o assunto e votar as emendas do projeto, ao longo de toda a semana reuniões estão sendo realizadas na Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento, o que tem adiado a tramitação da matéria.
Nesta quinta-feira (15/12), após os vereadores pedirem mais prazo para a análise dos pontos do texto, a votação foi realizada. No fim da reunião, o saldo foi de 22 emendas aprovadas, sendo 14 delas com ressalvas; cinco foram reprovadas e outras 14 excluídas por terem sido descaracterizadas.
Na ocasião, um grupo de manifestantes esteve presente na Câmara Municipal com cartazes e palavras de ordem pedindo a não aprovação do projeto. Ocupando as galerias e a parte externa da Casa Legislativa, pessoas pediam por um posicionamento de determinados vereadores portando faixas com frases como “Taxa do lixo na lata do lixo” e “Se a taxa do lixo passar, a cidade vai parar”.
Diante da votação das 43 emendas, o próximo passo será levar o texto ao plenário para a votação do projeto em sua forma integral. Para ter o apoio da Câmara, é necessário o quórum de 22 de vereadores e a maioria simples dos votos.
Veja como foi a votação
Didi Mangueira (PDT)*: sim
Emanuel Acrízio (PP): sim
Fábio Rubens (PSB): sim
Gardel Rolim (PDT)*: sim
Jorge Pinheiro (PSDB): não
Larissa Gaspar (PT): não
Léo Couto (PSB): não
Lúcio Bruno (PDT): abstenção
Márcio Martins (Pros): não
Priscila Costa (PL): não
Renan Colares (PDT): sim
Ronaldo Martins (Republicanos): não
Fonte: ANC.


