Nova Escola de Ensino Fundamental começa a ser construída em Brejo Santo
Cariri tem 11 cidades com riscos de desastres ambientais, Brejo Santo esta na lista.
Um mapeamento divulgado pelo Governo Federal, na semana passada, revela que 11 das 29 cidades do Cariri possuem áreas suscetíveis a desastres ambientais. As áreas de risco representam 38% dos municípios caririenses e 15%, quando a região é comparada ao total de 74 cidades em situações semelhantes no Ceará.
Conforme o estudo, o aumento dos eventos extremos de chuvas, em frequência e intensidade, desafia todos os países, especialmente aqueles de maior extensão territorial, como o Brasil. As pessoas pobres são as mais vulneráveis. “A urbanização rápida e, muitas vezes desordenada, assim como a segregação sócio-territorial, têm levado as populações mais carentes a ocuparem locais inadequados, sujeitos a inundações, deslizamentos de terra e outras ameaças correlatas”, explica o Governo Federal.
O Ceará fica atrás apenas de Minas Gerais (99 cidades), São Paulo (89), Maranhão (81) e Santa Catarina (77), em quantidade de cidades com possibilidades de desastres. No Cariri, os riscos estão associados a inundações, deslizamentos de terras e enxurradas. No total, 12.406 pessoas moram nas áreas mapeadas no estudo feito. A maioria delas está localizada em Crato, que totaliza 3.851 habitantes nesta situação.
Na sequência estão Juazeiro do Norte, com 3.567 pessoas em áreas de risco; Lavras da Mangabeira, com 2.427 moradores; Mauriti, com 1.140; Aurora, com 780; Brejo Santo, com 588 cidadãos nesta condição; e Missão Velha, que tem 53. Araripe, Milagres, Salitre e Tarrafas também possuem áreas de risco, mas não tiveram a quantidade de moradores nos locais divulgada. Lavras da Mangabeira lidera em termos proporcionais entre pessoas em áreas de risco e a população total.
Fonte: Jornal do Cariri.


