Economistas esperam que BC manterá Selic a 15% e diminuem previsão da inflação.
Ceará já registrou mais de 17 mil denúncias de golpes com Pix.
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro.
Se compararmos ao que foi registrado em todo o ano de 2021, há um aumento considerável, já que em 12 meses do ano passado foram 6.185 denúncias, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
A ferramenta Pix permite que os usuários enviem e recebam dinheiro instantaneamente sem custos que eram comuns anteriormente para realização de operações semelhantes. Na pandemia, a ferramenta ficou ainda mais popular, uma vez que evita o contato próximo entre pessoas.
A SSPDS afirma que a polícia tem reforçado ações para reprimir crimes envolvendo a ferramenta. Em outubro deste ano, um grupo foi preso em Icó, no interior do estado, por terem simulado uma transferência Pix para sair de um motel sem pagar. Caso seja vítima de golpes semelhantes, a orientação é denunciar na delegacia mais próxima para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Fonte: O Estado.


