Cearense considerada a mais velha do Brasil morre aos 116 anos
Francisca Celsa dos Santos era residente do bairro Messejana em Fortaleza e faleceu na última terça-feira, 5, após adoecer de pneumonia. No próximo dia 22 de Outubro, a idosa completaria 117 anos.
Além de ser a pessoa mais velha do Brasil, Francisca era também a 3ª pessoa mais velha do mundo. O título, validado pelo Gerontology Research Group (GRG), já chamava atenção a anos. A idosa já havia sido acometida por outras enfermidades graves, como um tumor maligno aos 85 anos.
É válido ressaltar, que Francisca não foi vítima de Covid-19, mas devido uma obra que está sendo realizada nas proximidades da casa, o acúmulo de poeira colaborou para uma piora no quadro de pneumonia o que levou a falência múltipla de órgãos. Natural de Cascavel-CE, a idosa faleceu em casa e foi sepultada no dia seguinte na Região Metropolitana de Fortaleza.
A família conta que Dona Francisca era símbolo de amor e força e sua partida está sendo muito sentida por todos. Além disso, um dia antes de falecer, a idosa foi reconhecida também como a mulher mais velha da América Latina.
Recordes de longevidade
No Brasil, a cidade de Veranópolis no Rio Grande do Sul é considerada o município mais longevo para a terceira idade, a cidade de 25 mil habitantes exibe um índice de desenvolvimento humano de 0,773, número alto que demonstra que para chegar à grandes idades é necessário qualidade de vida.
Para melhorias na qualidade de vida, existem diversos hábitos que podem ser adotados como alimentar-se e dormir bem, praticar atividades físicas e mentais, fazer check-ups periódicos e manter-se ativo.
Fonte: O Estado


