Fim de semana será de ventos mais fortes no litoral cearense

 Fim de semana será de ventos mais fortes no litoral cearense

O litoral cearense pode ter rajadas de ventos de até 61 km/h até a manhã de domingo, 8, de acordo com a previsão do Centro de Hidrografia da Marinha (CHN). Nesta quinta-feira, 5, o órgão emitiu um aviso de ventos fortes na zona costeira entre Natal (RN) e Parnaíba (PI), cruzando toda a faixa litorânea cearense.

Por medida de segurança, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) recomenda que os banhistas redobrem a atenção no mar, bem como os praticantes de esportes náuticos. O coronel tenente André Ribeiro do CBMCE explica que a velocidade dos ventos influencia na agitação do mar, podendo gerar correntezas maiores.

“O vento causa agitação maior no mar, mas não tem relação com a altura das ondas. O que causa maior perigo nesse momento é a questão da correnteza, onde a ondulação das ondas vai na mesma direção do vento”, explica o coronel.

De acordo com o tenente, quando a Marinha emite comunicados como esse, muitos praticantes de esportes náuticos são atraídos para as praias do litoral a fim de aproveitar os ventos mais fortes. No entanto, os cuidados essenciais não podem ser deixados de lado.

“Os atletas precisam fazer assentamento de risco, que é avaliar as condições da velocidade dos ventos, além de observar as condições geográficas, de velejo e de saúde. É importante também possuir o equipamento correto e necessário para as condições”, ressalta André.

Cada praia apresenta suas características peculiares. É importante que os frequentadores dos diferentes locais do litoral cearense durante esse fim de semana se informem com os guarda-vidas presentes sobre a existência de pedras no mar, correntes de retornos, valas e correntezas.

Aos banhistas, o tenente coronel explica que, muito provavelmente, se observe que o local de entrada e de saída do mar não serão os mesmos por conta da correnteza que tende a puxar as pessoas em determinada direção. Os cuidados envolvem não consumir bebidas alcoólicas se for entrar na água, respeitar as sinalizações, também buscar orientações com os guarda-vidas sobre as condições e evitar entrar no mar após consumir alimentos.

A expectativa é que ocorrências de ventos em alta intensidade possam ser registradas no Ceará durante todo o mês de agosto. A Marinha mantém avisos diários de mau tempo no site do órgão e por meio do aplicativo “Boletim Mar”, disponível para download na App Store e Google Play.

Fonte: O Povo.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post