Funceme prevê mais chuvas na capital e interior no fim de semana

 Funceme prevê mais chuvas na capital e interior no fim de semana

O último dia da quadra chuvosa de 2022 foi 31 de maio, mesmo assim, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alertou que a previsão seria de precipitações isoladas nos dois primeiros dias do mês de junho. A Funceme já havia informado que eventos como a formação de áreas de instabilidade, principalmente sobre o oceano, poderiam levar a ocorrência de chuvas, por vezes, bastante intensas no “Pós-Estação”. “Para junho, há indicativos que as chuvas continuem acima do esperado”, afirma Frank Baina, meteorologista da Funceme.

Nesse contexto, a Fundação divulgou que hoje, 3, ainda deve chover isoladamente em todas as macrorregiões, porém com maior concentração na faixa litorânea e no centro-sul do Ceará. De acordo com o meteorologista as condições descritas devem se manter até sábado, especialmente durante os períodos da madrugada e da manhã.

Baina afirma também que, apesar das precipitações intensas, a quadra chuvosa do Ceará terminou com chuvas dentro da normal climatológica. “Um dos principais fatores para este cenário foi a atuação direta e indireta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”, detalha.

Além da faixa litorânea, espera-se que os maiores acumulados de chuva sejam no Maciço de Baturité. Já no sul do Ceará, como no Cariri, no sul do Sertão Central e na região dos Inhamuns, as chuvas tendem a ocorrer de forma mais isolada, uma vez que são provocadas, principalmente, por efeitos locais, tais como: temperatura, umidade e relevo.

Plano de recuperação de vias

No começo de maio, o prefeito José Sarto anunciou o maior plano de recuperação de vias públicas da história da capital. O projeto teve investimento de R$ 60 milhões e as obras deveriam ser iniciadas imediatamente após a quadra chuvosa. Procurada pela reportagem, a Secretaria da Gestão Regional (Seger), informou que as intervenções relacionadas ao asfalto precisam de condições climáticas favoráveis, por se tratar de material que não pode ser aplicado em solo molhado. “A gestão municipal ressalta que as ações seguem em andamento, evitando apenas os dias de chuva”, disse a nota. De acordo com a secretaria, até o momento mais de 80 vias já receberam o serviço de tapa-buraco asfáltico.

Fonte: O Estado.

J Cabral

http://reporterjcabral.com.br/

J Cabral Repórter correspondente das noticias do Ceará, da TV Sol Talismã de Salgueiro-PE e Rádios da Região.

Related post