Economistas esperam que BC manterá Selic a 15% e diminuem previsão da inflação.
Jaguaribe entra para ranking de cidades mais quentes do Brasil,
Nesta quarta-feira, 29, a cidade de Jaguaribe, no interior do Ceará, alcançou o índice de 38,5ºC, fazendo com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a classificasse como a quinta mais quente do Brasil.
O primeiro lugar da lista foi ocupado por Cuiabá, que registrou 39.3ºC. Também no Mato Grosso, Diamantino teve 38.9 º C e ficou com o segundo lugar. Em seguida, aparecem Imperatriz, no Maranhão, com 38.7 º C; e Boa Vista, em Roraima, com 38,6º C.
O aumento das temperaturas durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro é considerado comum pelos especialistas. Por isso, a previsão é que o calor deve se manter constante em todo o Ceará.
As altas temperaturas acendem um alerta para uma outra questão: a baixa umidade, que pode interferir na saúde da população. Nesse sentido, Jaguaribe também esteve entre as principais cidades do país com os índices mais baixos, ocupando a sétima posição, com umidade de 17%.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um nível de umidade entre 12% e 20% é considerado estado de alerta. A recomendação é que as pessoas adultas tomem entre 3 a 4 litros de água; as crianças entre 10 ml a 30 ml por kg de peso; também deve-se evitar o ar-condicionado; pode-se utilizar toalhas molhadas ou água em temperatura ambiente nos quartos.
Fonte: O Estado.


