Ceará recebe primeiro lote de novo remédio contra câncer de mama no SUS
Queiroga espera que pandemia de Covid acabe até março de 2022
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a expectativa do governo federal quanto ao controle da crise sanitária de Covid-19 no Brasil é que seja possível decretar o fim do caráter pandêmico da doença no país até o fim do primeiro trimestre do ano que vem.
“Os técnicos da Fundação Oswaldo Cruz fizeram uma análise de que era possível que no primeiro trimestre (de 2022) o caráter pandêmico da Covid-19 poderia cessar. Essa é a nossa expectativa. Mas não dá para contar a vitória antes do tempo”, comentou o ministro, na noite desta quarta-feira (6).
Segundo Queiroga, o status da Covid-19 pode mudar de patamar em razão do avanço da vacinação. O ministro reconheceu, contudo, que a aplicação de doses de reforço em idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde ainda em 2021 não estava nos planos do governo, que vai ter de adquirir mais imunizantes neste ano para garantir a cobertura vacinal em 2022.
“Em relação a 2022, nós temos que providenciar os quantitativos. Como nós tínhamos um volume de 550 milhões de doses contratadas, havia uma segurança de que teríamos doses suficientes para 2021 e um montante de doses para 2022. Mas nós não prevíamos que já estaríamos nesse momento aplicando uma dose de reforço”, disse.
Queiroga ainda comentou que tem a esperança de que estudos científicos constatem que a aplicação de apenas meia dose da vacina tenha a mesma eficácia do que uma dose por completo, o que otimizaria a utilização dos imunizantes no país.
“Se ficar provado que isso é suficiente vai ajudar bastante, porque as doses que nós temos seriam multiplicadas por dois. Essa é a expectativa nossa.”
Fonte: R7.


