Economistas esperam que BC manterá Selic a 15% e diminuem previsão da inflação.
Sistema Penitenciário do Ceará utilizará câmeras em policiais este ano.
O Sistema Penitenciário do Ceará utilizará câmeras em policiais penais a partir do mês de fevereiro, os equipamentos foram apresentados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), nesta quinta (5). Cerca de 300 aparelhos serão usados pelos agentes durante suas atividades no Estado. De acordo com o secretário de Administração Penitenciária. Mauro Albuquerque, e com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) , o uso do dispositivo pode ajudar a evitar excessos dos policiais, bem como registrar ataques contra os profissionais de segurança.
Mauro Albuquerque, titular da pasta, afirma que a utilização destes aparelhos no setor penitenciário é inédito no país. A iniciativa foi defendida desde o período de campanha pelo governador Elmano de Freitas (PT), afirma Mauro.
“É uma ação sem volta. Ou seja, é uma necessidade de o sistema hoje mostrar o nosso trabalho com clareza, com contexto, e realmente ter toda a sociedade tranquila de que o sistema prisional está trabalhando dentro da Lei, apesar de ser rígido”, explicou.
De acordo com a SAP, os equipamentos devem custar R$ 150 mil mensais aos cofres públicos. O valor é suficiente para cobrir as atividades dos postos de trabalho do sistema penitenciário. O número total de agentes penais é de cerca de 3,7 mil policiais, mas apenas 30 atuam ao mesmo tempo em plantões realizados diariamente. De acordo com o secretário, não são todos os policiais que deverão utilizar o equipamento, considerando que se estão trabalhando em duplas, apenas um agente utilizará a câmera e irá registrar as atividades no sistema prisional.
Os aparelhos são blindados, à prova d’água e são invioláveis, pois conseguem prevenir tentativas de adulteração. As câmeras também contam com GPS, o que mostra a localização dos agentes em tempo real com um histórico de deslocamento.
Fonte: O Estado.


